top of page
Buscar

O que á a Arteterapia?

  • Foto do escritor: Edneide Assis Amaral/Edi
    Edneide Assis Amaral/Edi
  • 26 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

A Arteterapia é uma caminhada na qual as pessoas são convidadas a conhecerem mais a si mesmas, sobre seus sentimentos, conflitos e potencialidades. Essas possibilidades se dão dentro de um espaço de livre expressão, no qual as artes enquanto instrumento para dar forma aos conflitos, constroem possibilidades de elaboração para que se possa atingir pontos luminosos e de superação desses mesmos conflitos.

O homem tem necessidade de expressar-se e isso não é algo novo. Na evolução da história humana, ainda quando os homens desenhavam nas paredes das cavernas, o desenho, a construção de formas traduziam seus temores, sua relação com o mundo ao redor e os ajudavam a construir uma possível compreensão acerca dos fenômenos. Isso tudo numa esféra inconsciente e simbólica.

A Arteterapia utiliza as expressões imagéticas, bem como o teatro, dança e a música, que não deixam de construir imagens para nós, para edificar um caminho de autoconhecimento e de elaboração dos conflitos até que esses possam ser compreendidos por quem sofre. Todo sofrimento precisa encontrar seu significado, e a arteterapia nos ajuda a seguir nesse encontro que elucida para nós o nosso mundo não dito pelas palavras, mas sentido pelo corpo, pela alma e por nossas atitudes diante da vida, em grande parte inconscientes.

Tornar-se consciente significa poder compreender e atuar potencialmente na nossa construção enquanto seres humanos, reconhecer a nossa subjetividade e casar isso com as demandas de um mundo que muitas vezes não nos traduz.

Como disse a Doutora Nise da Silveira a arteterapia tem o potencial de mobilizar as "grandes forças curativas do ser" que nos levam a um caminho de significado rumo a nossa individuação. Individuar-se é tornar-se o que se é - nas palavras de Carl Gustav Jung. É abraçar-se em sua subjetividade e assumir as potencialidades, tomar posse delas e trilhar um caminho mais fidedigno com os seus próprios anseios. É enfrentar tudo o que temos que enfrentar.


 
 
 
bottom of page